"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

terça-feira, 22 de março de 2011

PRÓXIMA AULA: A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO PALCO

Teatro Rondom Pacheco, Uberlândia, MG

Olá, turma. Ontem iniciamos nossa jornada de 2011. Gostei da participação de todos. É difícil ainda prevê as dificuldades, embora alguns alunos já tenham apontado algumas. Isso significa que terei que fazer certas mudanças no decorrer do curso. Pensei em desenvolver o Exercício 1 que eu postei anteriormente, mas ao ouvir o depoimento do grupo, mudei de ideia. Teatro é assim.
Estiveram presentes:
Melissa Luzambio (Mel)
Indira Bathomarco
Reghiane Jordão
Jacira Lima
Cleber Souza
Cleonice Soares
Camille Nascimento
Luana Martins
Aline Palma Hafner (Aline)
Amanda Ferreira
Ileonai Santana
Poliana Santana
Patrícia Brito
Filipe Carvalho
Marcos Carvalho
Gabrielle Carvalho
Cláudia Mariko (Mariko)
Ricardo Neves Rodrigues
Fernanda Gonçalves
Cláudia Santos (Kau)
Vanessa Rodrigues
Jailza Menezes
Dimária Jesus Santos
Eli Anderson Lopes
Edvânia Marinho (Vânia)
Itacyara (que não preencheu a ficha)

Este ano, a turma está bastante diversificada. Ao serem questionados sobre o motivo pelo qual vieram fazer o curso, a resposta foi quase unânime: "Quebrar a timidez!". Tá aí uma questão que talvez o Teatro possa resolver. Digo, talvez, porque a timidez é algo que muitas pessoas tem, "mas não consegue controlar, é algo que pode levar a pessoa a se prender por várias coisas, até mesmo perder várias oportunidades, como grandes chances de ter um emprego". 

O Teatro pode não ser a solução, mas, certamente irá possibilitar o encorajamento do indivíduo, irá permitir o conhecimento de si mesmo e do outro. O jogador de teatro descobre suas limitações e possibilidades. O jogador aprende a confiar, se entrega, se encontra, se permite. E, assim vai, paulatinamente, perdendo a "vergonha", vira um "sem-vergonha", (sem pejorativos!rs). Só para não esquecer:

Próxima aula, dia 28 de março, 19h, na sede da Fundação Cultural de Ilhéus
Usar roupas confortáveis para exercícios
Chegar no horário
Ler o texto: "A insustentável leveza do palco", postado abaixo para debate na próxima aula.

2 comentários:

  1. Oi professor eu gostei muito da 1º aula e vi que será um grande desafio para a minha timidez e espero que eu faça parte das pessoas que se tornam um "sem-vergonha" rs. Vamos ver no que vai dar até o final do curso, só sei que estou muito animada e anciosa para ver o resultado de todos! Boa sorte para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é,relacionado a timidez ,eu já esperava que certamente apareceria pessoas como intenção de perder-la, porém realmente o número de pessoas que estavam lá com o mesmo motivo foi surpreendente. Espero que nesse ano tenha a citada e esperada(esperada por mim) a separação dos alunos que fizeram no ano passado e nesse ano, por que com isso, acredito que quem fez no ano anterior irá evoluir crescer, almentar o nível de noção teatral e não rever os mesmos ensinamentos dados no ano anterior, apesar de que mesmo se não houver separação dos alunos veteranos e calouros eu tenho certeza que mais um ano tendo o mesmo ensinamento exato ao do ano passado aprenderei outras coisas, pois poderei observar de forma diferente e assim obter conclusões diferentes.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Obrigado!