"É o teatro o espelho do homem e do mundo. Ali, movidos pela razão e pela emoção, percebemos o Homem em sua relação com ele mesmo, com os outros e com o mundo. E esta é uma das funções do teatro - repensar o homem e a vida, inserido num contexto histórico-político".
Com esta premissa, escrita por Carlos Augusto Narareth ("O Teatro e o Espelho"), passo a analisar a proposta de jogo de ontem, na oficina, aula 5. Embora o texto de Carlos não tenha nenhuma ligação com o que eu vou escrever, ele serve de inspiração para debater um assunto cujo tema tem a ver com o "espelho".
Espelho no sentido literal da palavra. Espelho como sendo um elemento nocivo (embora alguns considerem instrumento útil de apoio à concepção da personagem). Ele é nocivo porque apenas transmite as expressões externas. É possível até consertar gestos e movimentos, olhando-se no espelho. Mas, nunca devemos esquecer que ele é refletido inversamente. Situação que pode até mesmo complementer a criação.
Na aula de ontem foi possível perceber a dificuldade da "imitação" e até mesmo a impaciência no sentido de esperar o movimento do outro, sobretudo quando se é espelho. A impaciência é notada quando se tenta antecipar os movimentos. O objetivo do jogo apontava para a descoberta, para a certeza do movimento e nunca para suposições. Supor, criar hipóteses de possibilidades de gestos e movimentos quase sempre resulta em desastre. Não há espaços para improvisos quando se trata de trabalhos fechados. O improviso só é permitido quando se trata de improviso!
Apesar do trabalho em grupo, sobretudo em duplas, ainda é possível perceber "inibições" e "negação do jogo" (Veja mais sobre isso na postagem "Jogar e Representar" logo abaixo). Pelo menos, até a décima aula o trabalho ainda será coletivo. Só então, começarei a trabalhar os solilóquios.
Será muito bOm qdO chegar a hOra de se trabalhar Os sOlilÓquiOs. Assim, será pOssível enxergar melhOr (apesar de já ser) O desempenhO de cada jOgadOr, podendO avaliar um de cada vez do que em grupO Ou dupla. Talvez a "inibiçãO" seja sOmente "aparente" em alguns jOgadOres, pelO fatO de estarem jOgandO em grupO, o q tOrna, pra eles, um pOucO difícil mOstrar suas idéias individuais, rs. ;D
ResponderExcluir