Em “O papel do corpo no corpo do ator”, Sônia Machado de Azevedo propõe descobrir um caminho pedagógico para o trabalho com o corpo do ator. Elege dois interesses centrais, o jogo da imaginação e a construção da personagem dramática, pontos fundamentais para a atuação segundo ela.
O trabalho desenvolvido pelo ator e diretor de Teatro, Alfredo Nascimento, meu convidado da Aula 11, fechando a etapa 2, tratou exatamente do que coloca Sônia Machado em seu livro. "O treinamento psicofísico do ator é descrito como a maneira de, tecnicamente, mobilizar a percepção, a imaginação e a presença “viva” do ator, para uma experiência de vivência somática do palco (através da personagem) mais criativa e eficiente".
Ao descrever esse processo, a autora perfaz uma reutilização de diversos termos de uso corrente na prática teatral, inspirando-se principalmente em Stanislavski e, em menor grau, em Laban. Fisicalização, presença, imaginação criadora, estudo do papel, condições dadas, subtexto, percepção, intuição, memória muscular, memória afetiva, sensação,ação interior, ação física, partitura e a importância da improvisação e do laboratório para o caminho do ator são alguns dos assuntos visitados.
São interessantes os casos descritos e, mais uma vez, o texto ganha força quando sugere exercícios práticos (o trabalho com objetos e o treino da imaginação, por exemplo). A presença da imaginação criadora, da fisicalização, a partir das condições apresentadas por Alfredo na aula de segunda-feira foram pragmáticas, pontuais e profícuas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!