"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GESTO, GESTUAL E GESTUALIDADE


Turma, vamos dar uma lida neste texto sobre a questão do gesto do ator. É importante entender este processo até mesmo para eliminar excessos ou acrescentar o que está faltando na composição da personagem. Pois bem, o gestual é uma noção que se aproxima da noção de gestualidade. É a maneira de se mexer específica de um ator, de uma personagem ou de um estilo de representar. Gestual implica uma formalização e uma caracterização dos gestos do ator, preparando, portanto, para a noção de gestus.

Sobre a gestualidade - diferente do gestual - Patrice Pavis afirma que se trata de um neologismo empregado a partir das pesquisas em semiótica e, provavelmente, formado com base no modelo literatura/literalidade, teatro/teatralidade, para designar as propriedades específicas do gesto, particularmente aquelas que aproximam e distinguem os gestos de outros sistemas de comunicação.

A gestualização se opõe, por outro lado, ao gesto individualizado: ela constitui um sistema mais ou menos coerente de maneiras de ser corporais, ao passo que o gesto se refere a uma ação corporal singular.

"Ao entrar em um café movimentado, você provavelmente verá pessoas conversando e gesticulando. Um homem no balcão indica o café que deseja ─ xícara média, ─ e suas mãos assumem um formato familiar, mostrando o tamanho da xícara. Ao lado dele, duas irmãs riem. Enquanto uma delas conta uma história sobre sua viagem a Fernando de Noronha e todos os peixes que viu nos mergulhos que fez, suas mãos sacodem e se movem rapidamente no mar invisível à sua frente. O instinto de gesticular acompanhando a fala é fundamental para a natureza humana.

Se você já questionou o porquê dos gestos, provavelmente pensou que gesticulamos para auxiliar na compreensão do que estamos querendo dizer. Indicar o tamanho de uma xícara ou a dose de uma bebida pode ajudar o balconista a entender exatamente o que você deseja. Mostrar onde o peixe se escondeu ou a velocidade com que ele se movimentou pode ajudar a amiga a criar uma imagem mais exata da sua percepção dos recifes locais.

Quer saber um pouco mais? CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. creio na sua dedicação com os leitores mostrando, aperfeiçoando e compartilhando seus conhecimentos, mostrando esse humanismo como poucos tem a capacidade de se expressar, seria um verdadeiro mérito aos leitores terem a oportunidade, ter um convite ao seu blog referido, e abrangendo mais suas opiniões com os demais. grato

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Obrigado!