Alunos de Teatro/Foto: Divulgação
Fechamos a terceira aula cansados! Literalmente falando. O exercício físico, a respiração, trabalharam mais do que vocês esperavam. Mas, no fundo, eu queria entender como se dá o processo de sentir o "eu" com o "eu" de cada um de vocês. E isso ficou claro no bate-papo após o último jogo.
Parabéns, estamos começando a trilhar o caminho. O jogo é o instrumento capaz de nos aproximar. Mas, só o tempo decidirá o sentido e o valor de nossas ações. "O tempo, na verdade, são os outros que virão depois de nós. Isso é um paradoxo; o teatro é a arte do presente", afirma Eugenio Barba.
Quando finalmente sentirmos a nós mesmos, sentindo o outro, entenderemos que a matéria-prima do teatro não é o ator, o espaço, o texto, mas sim a "atenção, o olhar, o escutar e o pensamento do espectador. O teatro é a arte do espectador." Por isso, fazemos teatro para o outro e pelo outro. Nunca, para nós mesmos. Ou alguém pensa diferente?
Oi!
ResponderExcluirA aula realmente foi muito cansativo mas muito bom!
Todos os dias na hora do meu almoço eu costumo ler e nesta terça-feira lembrando da aula, resolvi ler em voz alta para ver a questão da respiração, e realmente vi como é importante respirar pela boca... como vc falou a respiração ajuda na hora de ler os textos, realmente é muito importante isso...
Abraços e até a próxima aula!