Usar movimentos óbvios ao invés
de energia focalizada no problema leva os atores a contar uma história. Mas, se
o objetivo é mostrar à plateia o jogador deve permanecer firme no problema de
ver. Por exemplo, se ao invés de fazer uma pantomima do que ele viu num jogo de
futebol focar no problema de ver, então ele mostrou e fez um bom uso do Ponto
de Concentração. O ator deve sempre MOSTRAR e não CONTAR. Mostrar traz a cena
para o real, contar deixa de ser Teatro. “Contar é calculado e vem da mente;
mostrar é espontâneo e vem do intuitivo.”
Momento 1 – Dois grupos
Contar ou
Mostrar?
O que estou
vendo?
O que estou
ouvindo?
O que estou
tocando?
O que estou
pegando?
O que estou
comendo?
Momento 2 – Envolvimento
A bola que
vai pesando
Dificuldade
com um pequeno objeto (zíper emperrado)
Fonte: “Improvisação para o Teatro,” livro de Viola Spolin, Editora
Perspectiva, São Paulo, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!