"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A MECÂNICA DA AÇÃO (Avaliação)

Turma de 2010, em jogo

Para Nelms, o "requisito mais vital de uma composição é o de que ela satisfaça a mecânica essencial da ação: se dois namorados se devem beijar, não é possível que fiquem colocados em pontos opostos do palco; se alguém deve tocar piano, esse alguém deve ter uma marcação que o permita sentar-se ao bando do piano..."

A Marcação é fundamental para o ator por dois motivos: 1) ajuda na fixação do texto; 2) realiza o objetivo do estar naquela cena, naquele lugar. Esses dois pontos são fundamentais para a estética e a composição do espetáculo.

Ficou claro na última aula que um movimento se realiza quando um personagem cede a uma motivação de inter-relações. O ato de Sílvia, após conta o dinheiro falar: "Próximo!" e Poliana ir na direção dela significa que toda situação inclui motivação para alguma espécie de movimento. Ora, cada movimento (marcação) deve corresponder exatamente ao motivo que o provoca, isto é, quando somos repelidos, damos um passo para trás. Esses movimentos devem também refletir a força da motivação.

Nelms diz o seguinte: "Quando um diretor diz "Dê um passo", o que ele realmente quer dizer é: "Dê um passo e depois o meio passo necessário para que volte à posição normal de pé. Esses passos "únicos" são usados principalmente para reajustar situações nas quais não chega a haver verdadeiras mudanças de marcação. Chama-se "cruzar" o ato de um ator se movimentar o bastante para modificar as posições relativas entre os que estão em cena".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!