"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

sábado, 14 de maio de 2011

OUVIR E MARCAR, temas do próximo encontro.



Na primeira parte da Aula 9, nesta segunda-feira, 16 de maio, iremos esticar as pernas e deitar nos quartelados de madeira lambri do TMI para ouvir os sons a nossa volta, perceber o outro, captar os movimentos e as intenções do parceiro de cena numa interpretação.
Em “Ouvindo o Ambiente”, você será desafiado a ouvir o maior número de sons possíveis e depois socializá-los com a turma. E para finalizar, a equipe apresentará alguns esquetes respondendo a pergunta: “O que estou ouvindo?”

Na segunda parte, retomaremos os exercícios de Não-Movimento para que haja um maior entendimento do papel do silêncio na interpretação.

Na terceira e última parte deste nosso encontro começaremos a entender o porquê de estar no palco, como forma de introduzir o papel da “Marcação”, ou seja, a mecânica da ação. Apesar de serem exigências mecânicas, elas são vitais e, infelizmente, muitas vezes entram em conflito com outros fatores que devem ser levados em conta quando se planejam as marcações.

“Quando um personagem diz sua última fala antes de uma saída de cena, é bom que esteja perto da porta, para evitar uma caminhada silenciosa e, provavelmente, sem interesse.”
(Henning Nelms, Como Fazer Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!