"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

quinta-feira, 10 de maio de 2012

"A GEOGRAFIA DO PALCO", TEMA DA AULA 7


Não tem como pensar diferente: em qualquer mapa um local é determinado pelo cruzamento das linhas de latitude e longitude. Há um número infinito destas linhas, mas só as mais importantes é que ficam marcadas. Linhas imaginárias com o mesmo fim, no Teatro, são chamadas “coordenadas” ou “eixos”. Os eixos de um palco são perpendiculares um ao outro, isto é, cruzam-se em ângulo reto. O eixo transversal atravessa o palco paralelo à linha da ribalta e o eixo direto atravessa o palco do alto para baixo, perpendicular à ribalta (veja a foto acima).

As coordenadas do palco são úteis ao ator e ao diretor. A importância relativa de um personagem numa cena é em parte relacionada com a distância a que ele fica da linha dos bastidores. “Quando dois personagens têm a mesma importância, eles se colocam num mesmo eixo transversal, mas se um deles é mais importante, a rotina é colocá-lo mais “alto” do que o outro”, afirma Henning Nelms. Em ambos os casos o eixo transverso é usado como referência. Até um ator novo compreender inteiramente o problema dos eixos do palco o provável é que se engane muitas vezes a respeito de sua posição. “Procure a luz! Procure a luz!” Gritava o saudoso Pedro Mattos para os atores quando eles se deslocavam para as marcações erradas, completamente desnorteados das coordenadas propostas. As tábuas do chão podem ser transversas ou paralelas ao centro do palco, e o ator principiante pode usá-las como ponto de referência até que se sinta inteiramente ambientado com os eixos. As tábuas só são úteis durante os ensaios, pois durante o espetáculo o ator não pode ficar dando olhadelas para o chão para ver onde está.

Assim como o mapa, o palco também tem coordenadas e eixos
O ângulo a que o ator se coloca em relação à plateia também tem importância básica. Um ator que se coloca justamente sobre um eixo transverso fica relacionado primodialmente com a peça, enquanto que outro, que se coloca perfeitamente de frente ao longo de um eixo de profundidade, se relaciona primordialmente com a plateia. Normalmente, é claro, o ator fica colocado a um ângulo intermediário entre esses dois extremos, e os eixos são usados para referência da medida desses ângulos.

Segunda-feira, dia 14 de maio, no Teatro Municipal de Ilhéus, trataremos deste assunto. Espero todos vocês lá.

Um comentário:

  1. :) essa aula eu gosti demais pq mostra que teatro nao é só fazer caras e bocas e pan vc é ator , mostra que no tteatro tem um pouco de geometria,comunicçao com as pessoas em geral , ,psicologia,entendimento em varias areas que poucas pessoas sabem que faz parte do teatro , por exemplo poucas conseguem praticar a tecnica já outros nem sabem fazer a marcaçao entao vai muito do treino de cada um e da dedicaçao ;) !!!

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