Ontem, em nosso décimo sétimo encontro - o anterior foi com José Delmo - começamos a trabalhar com mais intensidade a compreensão individual do estar no palco. Aline Hafner disse que eu peguei pesado; Thayala perguntou se eu orei antes de sair; Cláudia disse que era pra pegar no pé mesmo e Isabel, minha jovem Isabel, não compreendeu bem a ideia da "chamada" e resolveu ir embora. Difícil. Lucas, que andava sumido, apareceu. E sumiu de novo. Também não entendeu quando eu disse que ficava complicado continuar se você não vem ao Teatro há mais de um mês.
Enfim, aos poucos a gente vai entendendo quem realmente quer ficar. Gabriel, ingênuo ou não, acha que Teatro é jogo. Na mais clara definição do termo. Jogo de jogar. Jogo de jogar por jogar. E não é isso. Espero que na próxima segunda ele traga um outro trabalho que me surpreenda. Carlos Frederico mostrou onde precisa ser compreendido, assim recitou - ou apenas disse? - um poema que resumiu sua presença ali, naquele curso, naquele palco, naquele grupo. E Cláudia? O que dizer da minha mais presente aluna? Talvez ela mesma possa dizer. É o que eu espero. É o que eu desejo. Cláudia tem que se encontrar. Todos os instrumentos estão lançados. Vamos usá-los, Cláudia!
Ruan ainda é um neófito. Está engatinhando. Paula, que já subiu ao palco sob minha direção em "Capitães do Morro", e vem as aulas como chuva temporã caminha na mesma direção de Ruan. O que pode ser um problema. Querem crescer? Se joguem.
Thayala ainda não disse pra quê veio. Diferente de quando ela falou de seu desejo de fazer teatro. Não tenho pressa. Ela ainda está construindo a escada. Sei que consegue chegar antes mesmo que as cortinas se fechem. E Ricardo? Ricardo surpreendeu. Foi um pouco mais do que eu cheguei a pensar que ele fosse. Precisa focar. Precisa centralizar sua emoção (ou seria melhor rasgá-la de uma vez?) Ricardo também atuou em "Capitães do Morro" e caiu de cabeça. Por pouco não foi "hospitalizado". Leia mais. Procure mais. Aponte mais. Seja mais.
Segunda, dia 17, na aula 18, vai ser a vez de Ellen, Fátima, Aline, Wesley, Itaciara, Lenoly, Isabel, Pedro, Luana, Ana Carolina (que faltou!), Manuela e Carol Carrasco (se é que vai, pois já está no limite da ausência). Faltou alguém? Se faltou, depois conserto.
Um abraço,
Pawlo Cidade
Olá Pawlo, ainda estou um pouco tímida, mais ainda vou surpreender a todos, ok! só estou firmando meu chão.
ResponderExcluir