José Delmo
Meu sistema é o resultado de uma vida inteira de buscas. (...) Ao longo de muitas tentativas, tentei desenvolver um método de trabalho para os atores que lhes desse condições de criar a imagem de um personagem, infundir-lhes a vida de um espírito humano e, por meios naturais, personificá-los em cena, com arte e beleza. (...) As bases deste método foram meus estudos sobre a natureza do ator.
A primeira proposição é: Não existem fórmulas (...) sobre como tornar-se um grande ator ou representar este ou aquele papel. Muitos são os passos necessários para se chegar, em cena, ao verdadeiro estador criador de um ator. Quando é verdadeiro, é o (...) estado normal de uma pessoa na vida real.
(...)
A segunda proposição (...) é: Um verdadeiro estado interior de criação em cena permite a um ator executar as ações que lhe são necessárias para que possa ajustar-se às circunstâncias da peça, tanto as ações psicológicas interiores quanto as ações físicas exteriores. (...) Na verdade, em todo ato físico há uma força motriz que impulsiona a ação física, assim como em toda ação psicológica interior também há ação física que expressa a sua natureza psíquica. A união dessas duas ações resulta na ação orgânica em cena.
(...)
A terceira proposição é: A ação orgânica sincera (...) resultará certamente na expressão de sentimentos sinceros.
Em resumo, portanto, poderíamos dizer: Em cena, um verdadeiro estado interior de criação, mais a ação e o sentimento, resultam em vida e naturalidade cênicas na forma de um dos personagens.
(...)
Se trabalharem com uma vontade inabalável e chegarem a conhecer e a disciplinar a sua própria natureza, só então, com talento, poderão tornar-se verdadeiros artistas...
(MANUAL DO ATOR, Constantin Stanislavsky, Editora Martins Fontes, pp. 133-136)
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