O Teatro tem um vocabulário próprio. São tantos termos que nem sempre são usados. Assim, melhor é compreender um ou outro e deixar que a linguagem vá dominando pouco a pouco. De qualquer forma, como não vai dar tempo de passar todos durante às cinquenta aulas que teremos até dezembro (se Deus permitir!), eis alguns para vocês irem treinando que começam com a letra "A":
ABRIR (nem eu lembrava desse) - Termo empregado para definir o movimento do ator em direção ao público. Usa-se em expressões tais como "abrir pela direita" ou "abrir pela esquerda".
AÇÃO CONTÍNUA - Expressão usada por Constantin Stanislavski para conscientizar o ator de que, apesar dos intervalos existentes entre os atos e as cenas de uma peça, a ação da personagem deve ser analisada e interpretada, mesmo mentalmente, como se fosse contínua.
ADEREÇO - Em termos gerais, enfeite, adorno. Em teatro, objetos de uso pessoal da personagem, tais como leques, joias, armas etc. É usado também como sinônimo de ACESSÓRIO.
ANTAGONISTA - Em termos gerais, aquele que atua em sentido contrário. No drama, o principal opositor do protagonista.
APARTE - Recurso literário determinado pela convenção do palco. Consiste num comentário feito por personagem presumivelmente não ouvido pelos demais personagens que estão em CENA.
ATO - A maior subdivisão de uma peça de teatro. Trata-se de uma convenção destinada a organizar a narrativa por partes.
Você pode saber mais:
Dicionário de Teatro, de Luiz Paulo Vasconcellos
Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!