Segunda vamos trabalhar alguns exercícios de NÃO-MOVIMENTO. Mas, que tipo de jogo é esse? Bem, continuando com a proposta de Viola Spolin, o "não-movimento" é um estado de descanso silencioso (silêncio na tempestade) no qual ninguém precisa provar nada a ninguém. Os jogadores podem persistir no estado de não-movimento durante alguns momentos, na preparação para a "cortina teatral" ou durante as caminhadas no espaço quando é dada a instrução: Não-movimento!.
Não-Movimento ajuda a clarear a mente (atitudes) e conversação interior.
Não-Movimento não significa congelar. O objetivo é criar uma área de repouso, ou de não-pensamento, entre as pessoas, exatamente no momento em que elas estão ocupadas com o diálogo e a atividade no palco. O objetivo do exercício é parar o pensamento conceitual e a verbalização de relacionamento.
Não-Movimento não significa sustar ou inibir a emoção ou verbalização, nem é um mecanismo de censura. Isto tornaria a cena toda uma cena de "representação". Ao manter ocupação completa no palco, a preocupação de Não-Movimento desdobra a cena passo a passo. Os atores estão caminhando à beira de um penhasco, e tanto a plateia quanto os atores envolvem-se intensamente com o problema.
É claro que antes do Não-Movimento, iremos trabalhar com os jogos "O que está além" e "Preocupação", essenciais para a introdução do tema-exercício da próxima aula, segunda-feira, dia 09 de maio.
(Improvisação Para o Teatro, Viola Spolin, Editora Peerspectiva, São Paulo,1992)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!