“Você passa sua vida numa gota d´água e vê o
mundo!”
Jacques
Lecoq
AULA 2 – A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO
Primeiro momento. Todos em pé, em círculo. Aos poucos começam
a puxar alguma coisa de dentro do círculo para fora. Pode ser qualquer coisa. O
movimento alterna entre puxar e empurrar o objeto que vai ficando cada vez mais
pesado. Cada um tem seu tempo para mover o objeto. Quando todos tiverem movido
o objeto. Relaxam.
Segundo momento. Por trás deste objeto havia uma porta.
“Vocês voltam, depois de um longo período, para rever seu quarto de quando eram
pequenos. Fizeram uma longa viagem para isso... Vocês param diante da porta e
abrem. Como vão abri-la? Como entrarão? Vocês redescobrem o quarto: nada mudou.
Cada objeto está em seu lugar. Vocês encontram todas as suas coisinhas de
quando eram pequenos: os brinquedos, os móveis, a cama. Essas imagens do
passado voltam até vocês, até o momento em que o presente reaparece. E aí vocês
deixam o quarto.” Debate
P = Eles
conseguiram mostrar que estavam esperando? Que parte do corpo mais demonstrava
espera em fulano? E em beltrano? Quando estamos em espera, o corpo todo está em
repouso?
Parte B: O
grupo que apenas observou vai para a plateia. Neste momento, o diretor dá outra
instrução. Cada um estará esperando algo ou alguém, não mais o ônibus. Como
agora sabem que todo corpo “espera”, eles devem explorá-lo. Ao fim do
exercício, um novo debate.
P = Como foi
a reação deles ao saber que não mais esperariam o ônibus? O que cada um deles
conseguiu mostrar?
Quarto momento. Cada ator escolhe um espaço. Ele pode
deitar, ficar em pé ou sentar. A partir deste momento, suas mãos e braços devem
exercer uma função. Enquanto seus pés e braços devem seguir funções opostas.
Ambos, ao mesmo tempo. O exercício deve ser praticado até a exaustão.
Quinto momento. Em dupla, eles ficam de costas e começam a
se massagear. Ao sinal do diretor, eles trocam de dupla até que todos tenham
passado por todos.
Sexto momento. Eles sentam na plateia. O diretor pede que
dois atores dirijam-se ao palco. Estes estão na rua e de repente se cruzam,
param pelo olhar, e cria-se uma situação dramática silenciosa após o
cruzamento. Depois, uma terceira pessoa passa e observa as duas primeiras. Em seguida,
uma quarta, que olha as três primeiras... O diretor então para o exercício e
debate a dinâmica do movimento a partir do olhar.
Sétimo momento. O diretor escolhe dois atores. Eles estarão
num café. Eles não se conhecem. De repente, um deles faz um gesto e o outro
para não ser mal educado responde. O
primeiro então começa a fazer vários gestos engraçados, deixando o outro sem
graça até que finalmente se levanta e vai até o outro. Entretanto, o diretor
disse ao primeiro que ele deverá passar direto e abraçar alguém da plateia
deixando o outro – que não deve saber desta mudança brusca da cena – sem graça.
Debate.
NOTA: Entregar texto de Michael Chekhov para
leitura.
Fonte: Aula 2 da Oficina Teatro Pra Nós, realizada no dia 03/06/2014.
Quer saber mais?
DELACY, Monah. Introdução ao Teatro.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
VIOLA, Spolin. Improvisação para o teatro.
São Paulo: Perspectiva, 3ª. ed, 1992.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma
pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC
SP, 2010.
BOAL, Augusto. Jogos para atorese não-atores.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CHECOV, Michael. Para o ator. São Paulo:
Edito WMF Martins Fontes, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!