“... A verdadeira tarefa do artistas criativo
não é só copiar a aparência exterior de vida mas interpretar a vida em todas as
suas facetas e em toda a sua profundidade, mostrar o que está por trás dos
fenômenos da vida, deixar que o espectador olhe mais além das superfícies e dos
significados da vida.”
Michael
Chekhov
AULA 3 – CORPO E PSICOLOGIA DO ATOR
Primeiro momento. Todos estão em círculo e um ato no centro
começa um movimento, e todos os outros ao redor dele devem ajudá-lo a completar
este movimento. Exemplo: ele levanta um pé, alguém coloca seu próprio joelho
sob esse pé para que ele suba. O ator faz o que quer, e os outros o ajudam a se
levantar, a rolar, a se alongar, a subir, a escalar etc. O ator deve se mover lentamente, para
permitir que os outros tenham tempo para descobrir suas intenções só com o
olhar. O exercício termina quando todos tiverem ido ao centro do círculo.
Segundo momento. O diretor dá início a uma série de
exercícios para o corpo baseados em três pré-requisitos de preparação corporal:
1) sensibilidade; 2) riqueza da própria psicologia; 3) completa obediência do
corpo e da psicologia ao ator.
Exercício 1 – Movimentos amplos, mas simples,
usando o máximo de espaço a sua volta.
Exercício 2 – Imagine que existe dentro do
seu peito um centro de onde fluem os impulsos para todos os seus movimentos.
Envie esse poder para a cabeça, braços, mãos, torso, pernas e pés.
Exercício 3 – MOLDAGEM. Tal como o exercício
1, faça fortes e amplos movimentos com todo o seu corpo. Mas agora diga a si
mesmo: “À semelhança de um escultor, eu
moldo o espaço que me cerca. No ar a minha volta deixo formas que parecem
cinzeladas pelos movimentos do meu corpo.”
Exercício 4 – FLUTUAÇÃO. Repita os movimentos
largos e amplos dos exercícios anteriores, utilizando o corpo todo; depois mude
para os simples movimentos naturais e, finalmente, exercite-se somente com as
mãos e os dedos. Considere seus movimentos como pequenas peças de arte.
Exercício 5 – VOO. Imagine todo o seu corpo
voando através do espaço. Psicologicamente, você deve manter constante seu
vigor, podendo permanecer numa posição estática exteriormente mas conservando
no íntimo o sentimento de estar ainda pairando nas alturas.
Exercício 6 – IRRADIAÇÃO. Inicie este
exercício, como sempre, com os movimentos vastos e amplos; passe então aos
movimento simples, naturais, sugeridos a seguir. Erga o braço, abaixe-o,
estenda-o para a frente, para o lado; caminhe pela sala, deite-se, sente-se,
levante-se etc. mas continuamente e de antemão, envie os raios de seu corpo
para o espaço a sua volta, na direção do movimento que estiver fazendo, e
depois de o movimento ter sido executado.
Quarto momento. O diretor divide a sala em duas partes. Pede
que cada um passe de uma parte, que representa os bastidores, para a outra, que
representa o próprio palco, e tente estabelecer o momento de aparição diante do
público imaginário como um começo significativo. Mantenha imóvel diante do
“público” e diga uma ou duas frases, fazendo de conta que está representando um
papel; depois, saia do “palco” como se o desaparecimento fosse um final
definitivo. Debate.
Fonte desta aula:
CHECOV, Michael. Para o ator. São Paulo:
Edito WMF Martins Fontes, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado!