"O ator curioso é aquele que investiga, ler e descobre a historicidade de cada personagem por ele criado." Pawlo Cidade

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

INTERPRETAÇÃO TEATRAL - AULA 3





Usar movimentos óbvios ao invés de energia focalizada no problema leva os atores a contar uma história. Mas, se o objetivo é mostrar à plateia o jogador deve permanecer firme no problema de ver. Por exemplo, se ao invés de fazer uma pantomima do que ele viu num jogo de futebol focar no problema de ver, então ele mostrou e fez um bom uso do Ponto de Concentração. O ator deve sempre MOSTRAR e não CONTAR. Mostrar traz a cena para o real, contar deixa de ser Teatro. “Contar é calculado e vem da mente; mostrar é espontâneo e vem do intuitivo.”


Momento 1 – Dois grupos

Contar ou Mostrar?
O que estou vendo?
O que estou ouvindo?
O que estou tocando?
O que estou pegando?
O que estou comendo?

Momento 2 – Envolvimento

A bola que vai pesando
Dificuldade com um pequeno objeto (zíper emperrado)


Fonte: “Improvisação para o Teatro,” livro de Viola Spolin, Editora Perspectiva, São Paulo, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado!